Com a destruição pela ação do mar do farol da piçarra que existia na região, segundo relatos de moradores locais, e devido à importância em sinalizar navios na entrada da baía da babitonga, a Marinha do Brasil-MB procurou um novo local de implantação de outro farol. Em 26 de abril de 1948 a MB através da delegacia de portos de São Francisco do Sul autorizou pela ATA nº113, a construção do novo farol de sinalização na localidade do Pontal do Norte, por estar perto da igreja próximo a comunidade.
Construído pelo Sr. Waldemar Bernstorff, na época, estabelecido na cidade de São Francisco do Sul. O farol foi levantado com oito metros de altura no formato octogonal e pintado com faixas horizontais brancas e encarnadas.
Localizado por suas coordenadas 26º10’42” de latitude e 48º35’15” de longitude e também descrito na Carta Náutica nº 1804, o farol denominado pela Capitania dos Portos como Farolete Trincheira foi inaugurado em 18 de outubro de 1948.
No entanto é mais conhecido pela comunidade como Farol do Pontal. Sob jurisdição da Delegacia da Capitania de Portos de São Francisco do Sul, a edificação é de propriedade da Marinha do Brasil e Internacionalmente identificada como G-0545.
O mesmo encontra-se em terras de Marinha de acordo com artigo 2º Dec. 9760 de setembro de 1946, sob coordenada UTM (741.288, 7.102.788), como consta no Mapa do SPU – Secretaria de Patrimônio da União Folha 741-102.
A partir de sua construção, esse marco começou a ser visto de forma diferenciada tornando-se um referencial e com uma identidade própria para o município, tanto para referência geográfica como para referência turística.
Como se pode observar, o local mesmo que restrito e precário e exposto a erosão costeira, as pessoas usam-no para registrar sua passagem por ali ou até mesmo para momento de contemplação da natureza, que o local lhes proporciona.
Fonte: Encontre Itapoá – Postado por Juliana Ramos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapoá AUTOR E DATA- Desconhecidos