Completando 12 anos em junho, o Porto Itapoá se consolidou entre os quatro maiores terminais de contêineres do Brasil e, para isso, vem apostando fortemente na inovação e na tecnologia como pilares fundamentais para aprimorar suas operações. O investimento significativo em soluções de ponta, visando aumentar a eficiência, reduzir custos e minimizar impactos ambientais, têm sido um grande diferencial.

A inovação é um valor incentivado dentro da empresa, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “Contamos com um setor específico para buscar soluções inovadoras e temos participado de diversos grupos de trabalho e fóruns focados nessa discussão”, explica. “Também promovemos programas internos para que nossos colaboradores, os maiores conhecedores de nossa operação, possam fazer suas sugestões e desenvolver projetos nesse sentido”.




O resultado destas iniciativas já é claramente perceptível. Os projetos de inovação desenvolvidos internamente geraram uma economia de R$ 2,3 milhões em 2022. “Durante o ano, foram mais de 39 projetos de melhorias. Como resultado, obtivemos ganhos significativos em termos de controle, agilidade e segurança nos processos”, relata o presidente do porto. Os projetos focaram em diversos âmbitos da operação, desde aquisição de novas tecnologias, até mudança de layout de operações e redução de entraves burocráticos.

Um dos exemplos é a redução pela metade do óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tired Gantry Cranes). Com isso, o Terminal deixou de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros. O óleo desses equipamentos era usado em até 500 horas operacionais e, através de análises técnicas, indicou-se a possibilidade de aumentar esse tempo. Os resultados laboratoriais confirmaram a possibilidade de dobrar o tempo de uso, sem que o lubrificante perca suas características consideradas ideais.

Investimento em tecnologia
Além disso, o Porto Itapoá tem feito grandes investimentos em tecnologia. Será o primeiro Terminal sul-americano a operar RTGs por controle remoto. “É um investimento em tecnologia focado, sobretudo, na ergonomia e segurança de nossos colaboradores que, obviamente, terão um impacto em nossa produtividade”, avalia Schreiner.

Os primeiros cinco RTGs chegaram em maio, diretamente da China, e mais dez chegarão em dezembro de 2023, um investimento de R$ 25 milhões. “Os novos equipamentos são híbridos, consumindo três vezes menos combustível do que os guindastes convencionais, movidos a diesel”, comenta. “Além disso, eles são equipados com um sistema de sensores que trazem maiores segurança para a operação”.

Em janeiro de 2023, o Porto Itapoá adquiriu um novo scanner para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro. O investimento de cerca de R$ 10 milhões vai trazer mais segurança e agilidade para inspeção de cargas dentro do Terminal.

Reconhecimento
O Porto Itapoá foi o único porto a figurar no ranking de inovação da Revista Amanhã, realizado em parceria com os institutos IXL-Center/GIMI, de Cambridge/EUA. Além disso, o Terminal figura entre as 50 Empresas mais Inovadoras do Sul do Brasil, segundo o ranking publicado em maio de 2022.

A seleção teve como base as metodologias que as empresas adotam desde a geração de ideias até o desenvolvimento de serviços e produtos.

Ecossistema de inovação
Como uma das Empresas Mais Inovadoras do Sul do País, o Porto Itapoá faz parte de importantes iniciativas para fomento de um ecossistema de inovação como o LinkLab da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia -, que integra grandes empresas (corporates) a startups de tecnologia para solução de desafios de forma colaborativa.

“Atuar no ecossistema de inovação aberta permite ao Porto Itapoá fortalecer a Cultura de Inovação, aprender sobre as tendências e novas tecnologias”, afirma Cássio Schreiner.

Inovação e sustentabilidade
O Porto Itapoá tem se destacado não apenas em inovação, mas também em sustentabilidade, conquistando diversos prêmios que reconhecem seus esforços em preservar o meio ambiente e promover práticas sustentáveis.

O Terminal foi o vencedor do Prêmio Supplier Day 2022, promovido pelo grupo BMW para celebrar iniciativas comprometidas com a mobilidade sustentável e responsabilidade social dentre seus fornecedores. O porto catarinense é a única empresa do setor de logística e comércio exterior a figurar entre os concorrentes na categoria sustentabilidade.

A iniciativa vencedora foi o programa de compostagem acelerada por biotecnologia realizada pelo Terminal em 2022. A solução elimina os impactos negativos das opções tradicionais de destinação dos resíduos orgânicos. A biotecnologia utilizada é produzida localmente capturando fungos e bactérias locais já adaptadas ao clima e ambiente, o que traz vantagem à produtos importados com bactérias e fungos não adaptados.

O Porto Itapoá também conquistou o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no ciclo de 2022. O programa é implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O selo dourado é o mais alto nível do programa, somente concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões.

Crescimento e expansão
O Porto Itapoá movimentou mais de 880 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) no ano de 2022, representando um crescimento de 14,28% em relação ao que foi movimentado pelo Terminal em 2021. Com isso, teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil. O número de navios que passaram por Itapoá também cresceu: foram 555 navios em 2022, número 4,9% maior do que no ano anterior. As exportações pelo Terminal também cresceram cerca de 13,25% no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que não contabilizam contêineres vazios e transbordos. Com essas movimentações somadas aos dados da Antaq, o Porto Itapoá movimentou 950.512 mil TEUs em 2022.

No fim do ano passado, a ampliação do pátio do Porto Itapoá foi licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal do Brasil e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Trata-se de uma área de 50 mil metros quadrados que será adicionada ao pátio do Terminal, totalizando atuais 300 mil metros quadrados.

A expansão do pátio ainda não terminou, conforme explica Schreiner. “Já estão em obras mais 150 mil metros quadrados de pátio, que nos levarão a 450 mil metros quadrados de área total”, e completou: “Ao ser concluído, o pátio nos possibilitará operar com quase o dobro da movimentação de contêineres atual”.

Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

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