O Porto Itapoá é um dos primeiros portos do Brasil a contar com um canil interno para atender aos cães da Receita Federal. A estrutura interna permite que os animais de faro permaneçam por mais tempo na área onde são utilizados. Nos casos onde não há canil, o cachorro necessita retornar para a sua base de dormitório que, muitas vezes, fica muito distante do local.
O canil tem pouco mais de 29m² e pode abrigar dois cães e, segundo o diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia, Sergni Pessoa Rosa Junior, vai trazer mais agilidade para o trabalho dos agentes da Receita Federal dentro do Terminal. “Atuar de forma sinérgica é uma maneira de trazer mais celeridade e segurança aos processos e geram resultados para toda a cadeia”, avaliou Rosa Junior.
O chefe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, Tsuyoshi Ueda, explicou que, com o canil no porto, o número de deslocamentos em veículos realizados pelo cachorro diminui. “Isso reduz o estresse e aumenta o conforto dos animais, o que possibilita também a utilização mais frequente dos cães nas tarefas de fiscalização”, comentou Ueda.
A Receita Federal trabalha com diversas raças de cães, sendo a mais comum o Pastor Belga Malinois. Estiveram presentes, o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o chefe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, Tsuyoshi Ueda, o agente da Receita Federal, Domingos Manoel Vellozo, o delegado da Receita Federal, Claiton Mayer, e o diretor de operações do Porto Itapoá, o diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia, Sergni Pessoa Rosa Junior.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Assessoria do Porto Itapoá