Juntamente com o Governo do Estado, a Amunesc está dando continuidade aos trabalhos relacionados à Costa do Encanto. A Associação articula com as prefeituras os encontros com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), do Governo do Estado, que faz vistorias nos trechos das rodovias relativas ao projeto.
A primeira reunião do ano foi realizada na manhã desta terça-feira (14/01/2020) na prefeitura de Balneário Barra do Sul, e contou com a participação do prefeito do município e presidente da Amunesc, Ademar Henrique Borges, do prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, do Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, e do Assessor de Meio Ambiente da SIE, engenheiro José Francisconi.
Os prefeitos destacaram a importância de trabalhar em conjunto para a resolução do imbróglio e a retomada das obras: “temos consciência de que juntos temos mais força e conseguiremos resultados mais eficazes para a população, que há tanto espera pela conclusão da Costa do Encanto”, declarou Ademar.
O prefeito Clenilton lembrou também que os trechos dos dois municípios já foram pavimentados com recursos municipais e federais: “A estrada de Barra do Itapocu e das Salinas é algo que há um tempo ninguém imaginaria, e hoje virou um eixo de ligação não só para Araquari, mas também para Barra do Sul e toda a região, inclusive desafogando a BR 280. Muita gente que vinha pra Barra do Sul pela 280 não vem mais, agora vem por essa estrada, melhorando a mobilidade regional, e isso é algo que está acontecendo devido à articulação dos governos municipais”, concluiu.
No encontro, Francisconi apresentou aos presentes um resumo do processo judicial e da vistoria, que busca identificar os pontos onde serão feitas as análises relacionadas à fauna e a flora, para dimensionar o Termo de Referência que será levado à licitação para contratar a empresa que fará o Estudo de Conformidade Ambiental.
“Da parte da Amunesc nós temos cumprido nosso papel, que é o de integrar os municípios e promover organização regionalmente, além de fomentar e cobrar do Governo do Estado as ações que foram deliberadas. Seguimos trabalhando para cobrar do Estado uma ação o mais rápido possível”, afirmou Tufi.
Fonte: Assessoria de imprensa Amunesc